Sumário

Queimadas é uma das práticas de agricultura mais comuns no Brasil. O uso do fogo na agricultura alcança muitos sistemas ecológicos e produtivos diferentes, gerando vários impactos ambientais em escalas locais e regionais. A extensão da terra alcançada por queimadas no Brasil foi alvo de interesse e controvérsia.

O objetivo experimental desta proposta é avaliar o uso potencial das imagens do SPOT4/VEGETAÇÃO para estimar a extensão de áreas queimadas na bacia do sul da Amazônia, Brasil. Na primeira fase, nós ganhamos mais conhecimento sobre a área de estudo que tem 800.000 km2 no estado de Mato Grosso. A simulação dos dados foi feita usando imagens do mosaic NOAA/AVHRR a cada 15 dias.

Os dados foram obtidos para os canais 1, 2 e 3 e para NDVI durante o inverno. Também, as áreas queimadas nesta região foram detectadas ao mesmo tempo. Os problemas operacionais com o INPE não permitiram o levantamento de dados durante julho e agosto.

Os mapas de NDVI foram gerados para a metade do mês de setembro, outubro e novembro. Os mapas das áreas queimadas totalmente foram gerados também para o mesmo tempo. Os mapas da vegetação foram terminados completamente para oito folhas na região, na escala 1:250.000.

Todos estes mapas são apresentados neste trabalho. As análises conduziram à concentração em testes padrões espaço-temporal e na quantificação de áreas queimadas.

A avaliação preliminar mostra um relacionamento entre a redução de NDVI e a ocorrência de queimadas, especialmente em setembro. Este relacionamento não é simples devido ao renascimento da vegetação nas áreas queimadas dos cerrados.

A evolução de NDVI nas áreas queimadas será estudada mais detalhadamente. A aquisição da recepção dos dados de NOAA/AVHRR pela equipe de pesquisa aumentará a potencialidade operacional de nosso trabalho. O tratamento e os sistemas de mapeamento estão sendo preparados para receber os dados do SPOT4/VEGETATION, simulados hoje por NOAA/AVHRR.

Durante a última parte da fase do pré-lançamento, a equipe de pesquisa ECOFORÇA empreenderá as seguintes atividades experimentais: análise da variabilidade espacial e temporal de NDVI, com relação aos principais tipos de vegetação mapeados, na escala de 1:250.000; verificando identidades e diferenças entre os testes padrões de NDVI e as áreas queimadas em níveis espaciais e temporais diferentes; desenvolvendo algoritmos que permitirão uma avaliação de áreas de superfície queimadas por um período temporal e para tipos da vegetação; desenvolvendo algum tipo de mecanismo que permitirá dados numéricos e cartográficos totais da superfície de áreas queimadas; concluindo a estruturação do banco de dados numérico e cartográfico (GIS) para receber e validar os futuros dados do SPOT4/VEGETATION.




voltar posterior