Uma breve introdução ao programa da VEGETAÇÃO

O programa da VEGETAÇÃO, que foi iniciado pelo CNES, a agência de espaço francesa, é realizado na estrutura de uma parceria entre a França (que fornece 34% do orçamento total), Bélgica (14%), Itália (1%), Suécia (8%) e a Comissão Européia (35%). O orçamento do desenvolvimento é aproximadamente 110 milhões de ECU, entrementes os custos da operação que serão cobertos em parte por vendas da data, é esperado atingir 37 milhões de ECU em 5 anos.

O programa da Vegetação inclui os instrumentos próprios, o segmento à terra (que envolvem os sistemas que monitoram e gerenciam, e a recepção dos dados e processamento), o programa preparatório e os serviços de distribuição dos dados.

O instrumento foi projetado especialmente para o monitoramento da vegetação, tais como produtos agriculturais, florestais e ambiente da terra regional à escala global.

A participação da Comissão européia é justificada pela relevância da informação esperada da VEGETAÇÃO para a execução das políticas setoriais da comunidade (por exemplo política agricultural comum, administração ambiental, adicionado ao desenvolvimento).

CNES é a agência responsável para a gerência de projeto, enquanto AEROESPACIAL é o principal contratante industrial para o desenvolvimento do instrumento, que foi entregue em Dezembro '96, e será posto em órbita no SPOT 4 com um lançador de ARIANE 4 durante o primeiro quarto de 1998. O satélite terá uma órbita sol-síncrona, com umas 98,72 inclinações, um ciclo de uma volta de 101 min., e altura ao redor de 830 quilômetros e de um tempo de cruzamento do equador.

Os instrumentos da VEGETAÇÃO pesam 152 quilogramas, e eles são baseados em um sistema de imagem latente com as 4 faixas espectrais: azul (0 ,43 - 0,47 mícrons), vermelho (0,61 - 0,68 mícrons), a próximo-infravermelha (0,78 - 0,89 mícrons) e a curta da onda infravermelha (1,58 - 1,75 mícrons). As faixas vermelha e infravermelha são especialmente bem adaptadas a descrever a atividade fotossintética da vegetação. O azul significa ajudar a corrigir medidas para efeitos atmosféricos, enquanto que onda infravermelha curta medirá a umidade no solo e na biomassa. VEGETAÇÃO usa um arranjo de detectores CCD similares a HRVIR, aos instrumentos de alta resolução do SPOT, e às lentes telecêntricas que asseguram uma definição espacial próxima (2200 quilômetros): certamente a definição será 1,15 quilômetros no nadir e 1,7 quilômetros em 50o.

A aquisição de dados de será aplanada do centro da operação em Toulouse (França) a fim cobrir todas as superfícies da terra em uma base diária. Os dados serão armazenados em uma memória à bordo do estado contínuo de 2,25 Gbits, correspondendo a 90 minutos da aquisição, e transmitidos ao Kiruna que recebe a estação (Suécia) cada vez que o satélite passa em seu círculo da visibilidade. Ele será transmitido ao CTIV, um centro de processamento de imagemns de vegetação baseado em Mol (Bélgica), onde sistemas de correção de imagens serão produzidos, assim como produtos derivados (sínteses diárias e 10-dias, correção atmosférica, remapeamento de dados...). O usuário terá a oportunidade de subscrever adiantado, de modo que recebe produtos pré-processados prontos para análise dentro 2 dias após a aquisição de dados. Estes serviçossão esperados para serem inteiramente operacionais no fim da fase da comissão, pelo meio de '98.

Os dados e a distribuição dos produtos serão organizados comercialmente por um consórcio dirigido pela SPOTimage (f) e envolvendo as seguintes companhias: Nuova Telespazio (I), Satellitbild (S), e CLEO (B). Os países sócios e a Comissão Européia concordaram com uma política de preço baseada no perfis de usuários (para aplicações científicas ou comerciais, dos sócios do projeto ou não). Uma lista de preço estará disponível logo. Do ponto de vista operacional, o consórcio segurará ordens dos clientes, mas os usuários receberão produtos e dados de forma direta da CTIV, a fim apressar-se acima da entrega.

Do ponto de vista técnico, a característica específica dos sistemas de VEGETAÇÃO que devem ser comparados com outros instrumentos (por exemplo AVHRR) são os que se segue:

Um comitê internacional dos usuários foi ajustado para assistência à equipe de projeto em suas escolhas técnicas e realizando um programa preparatório para o uso de dados da VEGETAÇÃO. Este comitê inclui cientistas e peritos dos países sócios do projeto, da Comissão Européia, de agências internacionais e de instituições de pesquisa.

Mais informações detalhadas podem ser encontradas no seguinte endereço : http://www-vegetation.cst.cnes.fr:8050/




voltar