Técnicas de aproximação e simulação usadas durante o primeiro ano da investigação

Como esperado nas plantas experimentais e de trabalho, a pesquisa foi conduzida para caracterizar o o local do estudo (aproximadamente 800km x 900km) . Este é uma região de transição entre savannas e floresta tropical húmida. A presença humana é diversificada. Os testes padrões spatial do uso de terra são complexos. A caracterização da vegetação e seu comportamento espectral são importantes para validar os dados futuros de SPOT4/VEGETATION.

Os primeiros dados da simulação de SPOT4/VEGETATION foram feitos com aquisição de dados do NOAA/AVHRR e do LANDSAT TM. Durante a estação seca (julho 1o novembro a 30o) que uma análise multi espectral do local de estudo foi feita baseada nas imagens do NOAA/AVHRR e do LANDSAT TM. Os fogos e os burnings foram detectados pelas imagens do NOAA/AVHRR. A vegetação foi traçada com o detalhe (17 unidades), concluindo a vegetação que traça a fase, para 8 folhas 1:250.000 (figura 1). Os seguintes dados foram adquiridos no local do estudo.

NOAA/AVHRR
Os mapas de áreas queimadas foram feitos baseados na canaleta 3 do AVHRR
Quinze mosaicos de dia das imagens do NOAA/AVHRR (definição de 1,5 quilômetros x 1,5 quilômetros)
Os mosaicos foram feitos para as canaletas 1, 2 e 3
Os mosaicos de NDVI foram feitos
Os mosaicos de NDVI foram calibrados
Dados de controle (n imagens por pixel)

LANDSAT TM
Mapa da Vegetação (scale 1:250,000)
8 folhas foram traçadas baseadas em imagens do LANDSAT TM

CONTROLE DO CAMPO
Dois desengates de campo foram feitos no estado de Mato Grosso (um no começo e um no fim da estação seca) para reconhecer os tipos da vegetação, a delimitação cartográfica e a situação atual da área de superfície (áreas queimadas em diferentes tipos de vegetação e danos de fogo ).


voltar anterior posterior